[ Resenha ] - A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak)

                                                   Resenha: A Menina que Roubava Livros

Autor: Markus Zusak
Páginas: 479
Sinopse: Ao perceber que a pequena Liesel  Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.


Resenha: No livro veremos a história da Liesel Meminger, uma roubadora de livros de apenas nove anos que teve o azar de viver entre 1939 e 1943 (período da Segunda Guerra Mundial). No começo de tudo, Liesel está sendo obrigada a deixar a sua família para morar com outra – uma alemã, em Molching. Porém durante a viagem de trem, o seu irmão (que também seria deixado com a nova família alemã) mais novo acaba falecendo, fazendo com que assim a mãe biológica faça um enterro ali mesmo, em Munique. Lá mesmo, Liesel comete o seu primeiro furto, talvez pra consolar a dor deplorável que estava sentindo. Ela vê algo no meio da neve. Um livro: “O Manual do Coveiro”, um dos seus companheiros durante a sua nova vida em Molching. Chegando lá ela encontra com seus novos pais de criação: Hans – a quem a menina terá mais apego e Rosa – Uma mulher um pouco rabugenta mais que com o passar do livro você vê o lindo coração que ela tem. Com o passar do tempo, Liesel se acostuma com a sua nova vida e rotina, e conhece alguns dos seus vizinhos. Um deles é o Rudy Steiner, um menino de sua idade que se torna o seu melhor amigo. No livro vemos grandes aventuras entre Liesel e Rudy e também com outros adolescentes – alguns muito babacas e outros muito legais. Liesel se apega muito ao seu pai, que além de cuidar dela muito bem, lia todas as noites pra ela e sempre a socorria dos seus pesadelos. Também ensinou a menina a ler. Mas nem tudo é um mar de rosas. Eles estavam vivendo durante a segunda guerra mundial e graças a Deus os pais da Liesel não eram nazistas – O que na verdade era praticamente um crime naquela época. “Mas tudo bem, só é eles fingirem que são nazistas e pronto, está tudo resolvido” esse foi o pensamento que eu tive e que talvez você tenha tido também, ou terá, caso leia. Mas não. Não era fácil assim. No passado secreto de Hans Hubermann, ele jurou à família Vandenburg que ele estaria disposto a ajudar no que fosse preciso. E isso acontece. Max Vandenburg – filho do antigo amigo de Hans – precisa fugir, por ser judeu e resolve se abrigar na casa de Hans. Obviamente Hans e Rosa aceitam e acolhem o rapaz de 23 anos e o abrigam em seu porão. A família logo se apega ao rapaz e dai vemos o desenrolar da história. Vemos as proporções que a Grande Guerra toma, vemos Liesel e Max desenvolverem uma grande amizade e vemos também os riscos que podem ser trazidos a você se você resolve abrigar um judeu no seu porão durante a segunda guerra mundial. Afinal, qualquer tipo de simpatia quanto aos judeus era proibida na Alemanha nazista e é esse o foco da trama. 

Minha opinião: 
O livro que é narrado pela Morte é simplesmente perfeito, incrível e cativante. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por História e ler esse livro que retrata sobre A Segunda Guerra Mundial, um assunto tão importante pra História foi uma experiência perfeita. O autor tem uma escrita impecável, deslumbrante. Quando terminei esse livro eu chorei horrores e só desejei começar tudo de novo porque tudo o que eu mais quis foi abraçar a Liesel. Ser amiga dela. Dizer “Calma, vai ficar tudo bem, eu estou aqui com você”. Quem dera fosse possível transformar um personagem em uma pessoa real! Sem via de duvidas eu escolheria a Liesel! Pra quem não leu: vocês precisam conhecer essa roubadora de livros que é tão forte, tão incrível e batalhadora! E quem não leu: Não desistam da leitura (como muitas pessoas fizeram). Até por que “Quando a Morte conta uma história, você deve parar pra ler".






You May Also Like

12 comentários

  1. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favoritos ❤️..

    Meu Blog: Dezenas das Loterias

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Resultado Ouro Branco da Sorte

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog de Moda Online

    ResponderExcluir
  4. Esse é foi um dos melhores livros que já li, super recomendo..

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo, muito bom visitar e ler seus conteúdos! Sempre com qualidade e excelente informações!!!


    Meu Blog: Melissa Alves

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Goiás da Sorte

    ResponderExcluir
  7. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Acertar na Loteria

    ResponderExcluir
  8. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Loteria Federal Como Ganhar?

    ResponderExcluir
  9. Ótimo artigo, muito bom visitar e ler seus conteúdos! Sempre com qualidade e excelente informações!!!


    Meu Blog: Ganhadores da trimaniacap

    ResponderExcluir
  10. Ótimo artigo! Conteúdo rico em informações interessantes e úteis. Obrigado por compartilhar.

    site aqui

    ResponderExcluir
  11. Your article was very interesting and informative. I learned a lot from him. I'll save it to my favorite sites so I can read it again whenever I want.

    conheça o endereço do novo site do happymod version 2024

    ResponderExcluir
  12. Votre article était excellent ! J'ai appris beaucoup de lui. Je le garderai dans mes favoris pour pouvoir m'y référer chaque fois que j'en aurai besoin.

    como instalar o snaptube no notebook

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela sua visita!!!
Que tal deixar um comentário? =)
A sua opinião é muito importante! ;)